terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cai circulação de jornais impressos

Não falamos todo dia que a informação precisa ser pensada de maneira convergente? Que o jornalismo é multimídia? Estamos no caminho certo - pelo menos é o que demonstra a população leitora.
Pesquisa do Meio & Mensagem mostra que, enquanto o acesso a informações jornalísticas na Internet vem crescendo, a média da circulação dos maiores jornais impressos brasileiros caiu 6,9% em 2009. Dos 20 maiores veículos impressos nacionais, 11 tiveram sua circulação reduzida. É interessante notar que caíram mais os considerados populares. Os jornais que tiveram sua circulação reduzida foram:
• O Dia (-31,7%)
• Meia Hora (-19,8%)
• Diário de S. Paulo (-18,6%)
• Jornal da Tarde (-17,6%)
• Extra (-13,7%)
• O Estado de S. Paulo (-13,5%)
• Diário Gaúcho (-12%)
• O Globo (-8,6%)
• Folha de S. Paulo (-5%)
• Super Notícia (-4,5)
• Estado de Minas (-2%)

A Folha de S. Paulo continua líder em circulação no país. Os dez jornais impressos com maior circulação no país são:
• Folha de S. Paulo (média diária incluindo domingo, de 295 mil exemplares)
• Super Notícia (289 mil)
• O Globo (257 mil)
• Extra (248 mil)
• O Estado de S. Paulo (213 mil)
• Meia Hora (186 mil)
• Zero Hora (183 mil)
• Correio do Povo (155 mil)
• Diário Gaúcho (147 mil)
• Lance (125 mil)

Mas há aqueles que se reinventam. Seis impressos melhoraram sua circulação em 2009:
• Daqui (31%)
• Expresso da Informação (15,7%)
• Lance (10%)
• Correio Braziliense (6,7%)
• Agora São Paulo (4,8%)
• Zero Hora (2%)

E aqueles que se mantiveram estáveis, com circulação semelhante à de 2008: Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico. Os dados são do Meio & Mensagem, baseados em pesquisas do IVC.

São dados interessantes, que mostram a importância de o jornal impresso se repensar, aproveitar as potencialidades da hipermídia para informar melhor. E provam que nosso curso está no caminho certo quando pensa de maneira interdiciplinar as potencialidade do jornalismo. O mercado está precisando de vocês!

Nenhum comentário: