sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Diploma de Jornalismo pode voltar a ser obrigatório

Em nota divulgada nessa quarta- feira, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG) anunciou que a proposta que restabelece a exigência de diploma univesitário para o exercício do Jornalismo foi aprovada na Câmara dos Deputados.

No Senado Federal, o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), acredita na sua aprovação ainda este mês na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). O SJPMG orienta seus associados e outros interessados a enviar mensagens aos senadores de Minas Gerais - Eduardo Azeredo (PSDB), Wellington Salgado (PMDB) e Eliseu Resende (DEM) - pedindo apoio na votação, já que todos os três integram a CCJC.

Para o presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, a categoria encerrou um capítulo importante na luta pela constitucionalidade do diploma de jornalista. “Vencemos a primeira batalha de uma grande guerra e precisamos continuar mobilizados até a vitória final”, declara. Ainda segundo ele, ficou claro que a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício profissional não atenta de forma alguma contra a liberdade de expressão, como afirmam alguns setores interessados na desqualificação dos profissionais da comunicação. A Fenaj agora vai pedir ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB/SP), que acelere o processo de votação no plenário.

Mais informações no site do SJPMG

Por Ana Paula Sandim, Juliane Schlosser, Natalia Oliveira e Matheus de Azevedo








Nenhum comentário: