Curso de Jornalismo Multimídia da Una e Contramão Online na pesquisa sobre o ensino do jornalismo digital no Brasil realizada pelo Rumos Itaú Cultural.
O projeto Rumos Itau Cultural realizou recentemente uma extensa pesquisa sobre o "ensino de conceitos e práticas jornalísticas em meio digital". A pesquisa "Mapeamentos do ensino de jornalismo digital no Brasil em 2010" é inédita no país e inclui 322 cursos. O curso de Jornalismo Multimídia da Una e o Jornal Contramão Online foram incluidos na pesquisa. Além dos dados sobre o ensino, o livro apresenta reflexão de professores e pesquisadores sobre o tema.
O coordenador do projeto, o jornalista, professor e blogueiro Alex Primo, indica, logo na introdução do livro, que a pesquisa buscou mapear o estado do ensino de jornalismo no Brasil com a intenção de compreender de que maneira as faculdades têm se preocupado com a formação de profissionais antenados com as constantes mudanças de um mercado cada vez mais afetado pelas inovações tecnológicas - em especial, a convergência de mídias:
O recorte educacional que este livro adota não visa apenas fotografar um instante fugaz do aprendizado acadêmico de jornalismo digital. Esse projeto vai mais adiante. Os volumos dados coletados são interpretados de forma crítica e sua repercussão debatida sob diversos prismas interpretativos. Para que se possa compreender de onde vêm os novos jornalistas que passam a atuar nesses novos tempos com essas novas tecnologias (perdão pela redundância forçada!), é preciso olhar não apenas para as disciplinas específicas. Buscou-se compreender como elas se articulam com outras cadeiras do currículo, já que o jornalismo digital não pode ser compreendido como simples 'jornalismo tecnológico'. Sim, a familiareidade com o instrumental informático é necessária. Por isso verificou-se a infraestrutura tecnológica disponível nas faculdades. Por outro lado, este projeto dedicou especial atenção à análise crítica dos produtos laboratoriais publicados no ciberespaço. É ali que se pode encontrar a prática jornalística exercitada de forma hipertextual e interativa, respondendo às demandas e limites das interfaces gráficas. (...) Diante da riqueza de resultados deste mapeamento nacional inédito, pode-se arriscar dizer que se trata de mais um marco no contexto do jornalismo digital em 2010. (Alex Primo, "Acessando o portal 2010: introdução ao mapeamento", p. 10)
Os desafios da prática jornalística - e do ensino desta prática - presentes livro são muitos e nos colocam importantes questionamentos. Mas as reflexões apontadas pela pesquisa nos dão a certeza de que o curso de Jornalismo Multimídia da Una está no caminho certo! Parbéns a todos por fazerem parte desta história, deste presente e deste futuro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário